Cash dollars in various denominations on the plane.

Nem sempre a falta de dinheiro no final do mês é reflexo de quanto você ganha.

por Thiago Floriano

Você sabia que 58,9% das famílias brasileiras estão endividadas e 24,1% estão inadimplentes¹? Isso não significa que estas mesmas famílias sejam aquelas que ganham menos. Significa que o brasileiro, em geral, ainda não aprendeu a lidar bem com o dinheiro a ponto de saber administrá-lo corretamente. Deslumbradas pelo poder de consumo, que cresceu com a abertura facilitada de crédito nas últimas décadas, muitas das famílias passaram a incorporar à sua estimativa de capacidade de consumo o limite de crédito disponível.

Como assim? Muitos acreditam que podem gastar não só o que têm, mas o que têm a receber e o que os bancos e instituições financeiras sinalizam como crédito pré-aprovado, limite de cartão, entre outras modalidades de crédito. O problema deste modo de gerir as finanças é que você está sempre correndo atrás da máquina, pagando juros ou comprometendo sua renda futura.

Armadilha

Quando optamos por comprar tudo parcelado porque a parcela é barata, na maioria das vezes não consideramos que temos outras “parcelinhas” de outros itens já adquiridos anteriormente.  E, às vezes, caímos na armadilha de comprar itens que não são realmente importantes ou que ainda não temos condições de ter. É o que acontece com muitos brasileiros que compram seu tão sonhado carro próprio.

Evidentemente que é um grande passo na qualidade de vida de uma família ter um carro, ainda mais em um país onde o transporte coletivo é tão ruim. Contudo, se você não conseguir pagar a prestação, ele pode ser um transtorno enorme. E, se ao comprá-lo, você não considerar os custos de manter esse veículo, tem grandes chances de não conseguir pagar suas contas.

Para ter mais tranquilidade financeira e lidar melhor com o dinheiro, precisamos estudar algo que não aprendemos na escola (ou, pelo menos, na maior parte das escolas). Precisamos desenvolver a habilidade de gerenciar nossas finanças pessoais.

¹ Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em abril de 2017.

Workshop Finanças Pessoais
Dia 7 de junho de 2017, às 19h
Rua Pedro Rangel, 413, sala 3 – Bairro São João – Itajaí/SC
Inscrições em: www.treine.me/ingressofinancas

Deixe uma resposta