8020mep

Tenho ouvido muitos coaches, líderes e palestrantes falarem para as pessoas buscarem seus resultados focando na Lei de Pareto, que diz que 20% das causas geram 80% do efeito, também conhecida como Princípio 80/20. Seguindo este princípio, dizem que as pessoas devem ter 80% dos seus resultados através de 20% dos seus esforços ou de suas ações. Lendo um dos best sellers de Anthony Robbins me dei conta de como isso pode ser uma regra inútil em alguns casos e que pode levar certas pessoas à frustração de não atingir seus objetivos.

Digo isso porque me convenci de que para cada resultado existe um MÍNIMO ESFORÇO POSSÍVEL (MEP) que precisa ser feito para que o efeito seja o esperado. Em alguns casos, o esforço pode sim ser na casa dos 20% do que você tem feito e seu esforço pode ser otimizado, aprimorado para reduzir o desgaste e a perda de tempo. Em outros casos, o esforço pode algo em torno de 200% do que você tem feito, e aí é simplesmente impossível chegar ao resultado somente otimizando, você tem que aumentar o esforço até chegar ao MEP.

Desenvolvi o conceito do Mínimo Esforço Possível inspirado em conceitos da matemática, como o Mínimo Múltiplo Comum, justamente para tentar quebrar a fantasiosa ideia de que há uma regra geral com números fixos para todas as coisas. O que precisamos é identificar quanto esforço será necessário para conseguir um resultado e, a partir daí, nos recusar a dar menos ou mais. Evitar dar menos, porque se o fizermos não chegaremos ao resultado que queremos. E evitar dar mais para não gastar mais energia do que o necessário para cada objetivo.

Tenho certeza de que alguns vão me perguntar: “Como descubro o MEP para um resultado que eu quero atingir?” Não seria novidade as pessoas buscarem respostas prontas em vez de tentar encontrá-las por conta própria, mas como toda a ideia do MEP consiste em algo variável, personalizado para cada meta, não há como ter uma fórmula exata. Contudo, uma das maneiras mais interessantes e simples de descobrir quanto esforço você precisa aplicar é encontrar alguém que já chegou ao mesmo objetivo e buscar saber, com a maior riqueza de detalhes possível, como foi a jornada deste alguém.

Compare a história desta pessoa com sua posição atual e você terá uma ideia de quanto esforço vai precisar dedicar para atingir o resultado que almeja. Planeje sua rota de ação e faça acontecer!

 

Deixe uma resposta