engajamento

Você já deve ter ouvido falar que em momentos desafiadores um dos melhores caminhos para as empresas é o investimento em desenvolvimento humano, impulsionando as competências da equipe para gerar os resultados esperados. Talvez você já tenha passado pela experiência de estar em uma conversa informal e ouvir alguém se queixar sobre o quanto é difícil conseguir mão-de-obra de qualidade, certo?

Uma pesquisa recente do instituto Gallup sobre atração e retenção de talentos revelou que empresas que apresentam um alto valor agregado para suas equipes têm mais facilidade para receber candidatos fortes para vagas estratégicas. Uma das ações que eleva a percepção de valor é o investimento na formação do profissional e o estímulo constante ao aperfeiçoamento.

Muitas vezes me deparei com empresários que diziam ter medo de investir em seu colaborador porque poderia perdê-lo para a concorrência. “Às vezes nossos colaboradores saem por alguns trocados a mais”, dizem. Esta é uma visão comum entre aqueles que estão assustados com o mercado competitivo de nossa atualidade, mas deve ser observada com muita cautela, considerando que se a sua equipe não percebe o valor agregado de sua empresa, tende a ter muito pouco para pesar diante de uma nova oportunidade de trabalho.

Será que eles sairiam tão facilmente se percebessem o quanto a empresa pode oferecer a eles? Resultados da pesquisa da Gallup sugerem que “quando as empresas selecionam os 20% melhores candidatos mais talentosos para uma função, frequentemente percebem um aumento de 10% na produtividade, um aumento de 20% nas vendas, um aumento de 30% na rentabilidade, uma diminuição de 10% na rotatividade e uma diminuição de 25% nas ausências não programadas”.  olho1

Pense bem: quanto você e sua empresa estão dispostos a investir em uma equipe engajada e capacitada?

 

Deixe uma resposta